top of page

Como devo tomar o Tamoxifeno?

O tamoxifeno faz parte de uma classe de medicamentos chamados SERMS, moduladores seletivos dos receptores de estrogênio. Isso significa que em cada órgão do corpo, ele vai ter um efeito específico.


Por exemplo, no cérebro o Tamoxifeno se liga aos receptores de estrogênio e não permite que o hormônio circulante atue no cérebro, ocasionando fogachos (ondas de calor) , irritabilidade, insônia, sintomas depressivos. Na mama , o Tamoxifeno também inibe os receptores, fazendo com que o estrogênio não atue no órgão. É o principal objetivo, pois diminui a chance de retorno do câncer de mama, atuando também como uma profilaxia contra o aparecimento de um câncer de mama em pacientes consideradas de alto risco.

Nos órgãos ginecológicos o Tamoxifeno atua como hipersensibilizador, fazendo com que a ação do estrogênio seja aumentada no local. Promove aumento do volume uterino, cistos de ovário e hiperplasia (aumento) endometrial. Este é o ponto chave na discussão da medicação, pois sempre existiu uma preocupação exacerbada do aparecimento de câncer de endométrio. Nos dias atuais, muitas pacientes são submetidas a procedimentos desnecessários como curetagem uterina e histeroscopia. Grandes estudos demonstraram que a incidência de câncer de endométrio é muito pequena, e que o beneficio é infinitamente maior.

No osso o Tamoxifeno também aumenta a ação do estrogênio, promovendo uma proteção contra a osteoporose. Entretanto no sistema vascular ele também aumenta a ação do estrogênio, aumentando as chances de trombose.

Todo este efeito do Tamoxifeno no organismo pode resultar em variação do peso do paciente, geralmente com ganho de peso. Por isso é muito importante a prática de atividade física com frequência e um dieta alimentar balanceada.


Procure tomar o Tamoxifeno sempre no mesmo horário. Algumas pessoas se adaptam ao período matutino e outras ao período noturno. A sua ação será a mesma, desde que utilizado a cada 24 horas. Caso vc esqueça de tomar o comprimido, pode-se utilizar em até 12 horas e mantendo o horário da próxima dose habitual. Nunca tome 2 comprimidos para compensar o esquecimento do dia anterior.


Suspenda imediatamente o uso do Tamoxifeno em caso de gestação.


Alguns medicamentos não devem ser utilizados em associação com o Tamoxifeno como anticoagulantes (varfarina). Outros diminuem o efeito do Tamoxifeno, como os inibidores da receptação da serotonina (fluoxetina, sertralina, citalopram e paroxetina). Converse com seu médico, pois esses medicamentos deverão ser substituídos.

O período de utilização do Tamoxifeno varia entre 5 e 10 anos. Caso os efeitos colaterais estejam atrapalhando sua qualidade de vida, converse com seu médico. Nunca suspenda o uso por conta própria. Não completar o tratamento integral com Tamoxifeno aumenta sobremaneira a chance de um retorno do câncer de mama é o aparecimento de metástase a distância.


Dr Anastasio Berrettini Jr

CRM 94.274

RQE 65.470


293 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page